quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Bacalhau à Lagareiro

Bacalhau à Lagareiro




Ingredientes:

4 Postas de Bacalhau demolhado
800g de batatas médias
1 molhinho de grelos
4 dentes de alho
1 dl de azeite
azeite e sal grosso q.b.


Preparação:

Ligue o forno a 180º C. Passe o bacalhau por um pouco de azeite e grelhe; lave as batatas e escorra-as. Coloque-as num tabuleiro e salpique-as com sal grosso. Leve a meio do forno, durante 35 minutos.
Retire do forno e dê um murro em cada batata. À parte, cozinhe os grelos em água temperada com sal; escorra-os bem e reserve-os. Corte os alhos em lâminas finas e refogue-os em duas colheres, de sopa, de azeite. Junte os grelos e salteie. Transfira o bacalhau para uma travessa e disponha os grelos e as batatas em volta. Tempere com o restante azeite, decore a gosto e sirva.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Arroz à Valenciana


4 colheres de sopa de margarina
1dl de azeite
300g de lulas em argolas
500g de tomate
3 cenouras
300g de ervilhas descascadas
2 pimentos verdes
250g de miolo de berbigão
400g de carne de porco limpa
6 salsichas
600g de gambas
açafrão
400g de arroz
sal
pimenta
pimentos morrones
Preparação:
Aqueça 2 colheres de sopa de margarina e o azeite num tacho grande e com o fundo espesso.
Junte as lulas em argolas e deixe fritar. Adicione o tomate sem pele nem sementes, cortado em cubos.Quando o tomate estiver macio, junte asa cenouras cortadas em rodelas, as ervilhas e os pimentos verdes cortados em tiras. Deixe as cenouras amolecerem e adicione o miolo de berbigão. Tape o tacho e deixe suar enquanto frita a carne de porco cortada em cubos pequenos na restante margarina. Adicione as salsichas em rodelas e deixe saltear um pouco.
Entretanto, coza as gambas em água a ferver temperada com sal durante 2 minutos. Escorra e reserve o caldo depois de coado. Descasque as gambas, reservando algumas com casca para decoração.
Junte a carne ao refogado de legumes e regue com a água de cozer os mariscos ( 2 vezes e meia a quantidade do arroz) onde previamente diliu um pouco de açafrão. Assim que o caldo levantar fervura, deite o arroz, tempere com sal e pimenta e deixe cozer durante 13 minutos. Um pouco antes de terminar a cozedura do arroz, adicione as gambas cozidas e descascadas. Enfeite o arroz com pimentos morrones e as gambas reservadas.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Sonhos de Abobora


400g de abobora (limpa)
50g de açúcar + o necessario para polvilhar
1 casac de laranja
0,5dl de aguardente
450 g de farinha com fermento
1 colher de sopa de maizena
3 ovos
oléo
canela em pó
Preparação:
Corte a abobora em cubinhos pequenos,junte o açúcar e casca de laranja e leve a cozer, tapado, sobre lume muito brando até a abobora estar macia.
Retire a casaca de laranja e desfaça a aboboara, batendo com uma colher de pau.
Adicione a aguardente e , fora do lume, deite a farinha, previamente peneirada com a maizena, de uma só vez batendo energicamente com uma colher de pau. Quando a massa se separar das paraedes do tacho, mude-a para uma tigela e , sem parar de bater, adicione os ovos, um a um.
Bata a massa até esta ter absorvido completamente os ovos. Com a ajuda de uma colher de sopa retire bocadinhos de massa e frite em oleo quente, vá picando os sonhos até ficarem bem douradinhos e crescidos. Escorra sobre papel absorvente e passe-os por uma mistura de açúcar e canela em pó.

Coscorões

Tenho andado um pouco ausente desta minha "cozinha" mas agora regressei.... como está a chegar uma epoca do ano que eu gosto muito (Natal) eu vou deixar aqui alguns dos meus doces preferidos.




100 g de fermento de padeiro
3 colheres de sopa de água
500g de farinha
sal
3 colheres de sopa de açúcar
2 ovos
2 laranjas
1dl de aguardente
1 colher de sopa de margarina
óleo

Preparação:
Desfaça o fermento de padeiro com a água e junte-lhe um pouco de farinha até obter uma bola que possa amassar. Deixe levedar um pouco.
Peneire a restante farinha com uma pitada de sal para uma tigela.Junte-lhe o açúcar e faça uma cova ao meio.Deite ai os ovos,a raspa da casca de 1 laranja, o sumo das duas e misture tudo muito bem.
Amassando sempre,junte a aguardante e a margarina derretida. Depois de tudo bem incorporado, adicione a massa levedada e continue a bater a massa, durante cerca de 30 minutos.
Molde a massa em bola, polvilhe ligeiramente com farinha e tape com um pano.Deixe levedar em um sitio aquecido, até a massa dobrar de volume.
Retire bocadinhos de massa e , sobre a mesa de pedra polvilhada com farinha estenda de modo a obter um quadrado. Faça 2 ou 3 golpes nsa massa com uma faca. Frite os coscorões em oleo até alourarem.
Escorra sobre papel absorvente. Polvilhe com açúcar e canela.