quarta-feira, 12 de maio de 2010

Madeira- Atum Assado


800g de lombo de atum
1kg de batatas
200g de tomate
2 cebolas
1 folha de louro
Sal,pimenta,azeite,colorau e salsa q.b.
Preparação:
Ligue o forno a 180ºc. Lave o atum em várias águas, para retirar o sangue do peixe. De seguida, corte-o em bifes e disponha-os num pirex. Entretanto, corte as batatas em rodelas finas e coloque-as no mesmo recipiente do peixe.
Sobreponha-lhes o tomate e as cebolas, ambos cortados em cubos pequenos. Junte a folha de louro e polvilhe o preparado com um pouco de colorau. Tempere com sal,pimenta e azeite. Leve ao forno por 25 minutos. Sirva polvilhado com salsa picada

terça-feira, 11 de maio de 2010

Mira - Pitau de Raia



1,2 kg de raia
800g de batatas
1dl de azeite
2 dentes de alho
1 folha de louro
1c.(de chá) de vinagre
sal, pimenta e cebolinho q.b.

Preparação:

Amanhe a raia, tendo o cuidado de reservar o fígado. Lave-a, corte-a em tiras e tempere-a com sal. Deixe tomar gosto, durante uma hora. Lave as batatas e coza-as. Escorra-as, pele-as e corte-as em meias-luas.
Coza a raia e escorra-a, reservando um pouco da água da cozedura. Coloque-a ao centro de uma travessa e, à volta, disponha as batatas. À parte, leve o azeite ao lume e aloure os alhos picados. Junte o louro, o colorau e o fígado da raia, também picado. Deixe fritar e acrescente o vinagre.
Tempere com pimenta e junte três colheres,de sopa, da água de cozedura da raia. Deixe ganhar consistência e verta sobre o peixe e as batatas. Polvilhe com o cebolinho picado, decore a gosto e sirva.




sexta-feira, 7 de maio de 2010

Receitas de Portugal

Nesta rubrica eu vou dedicar-me um pouco ao melhor da nossa cozinha portuguesa e também um pouco do nosso pequeno Portugal, alguns dos locais que nem conhecia.